Projetos luminotécnicos desenvolvidos exclusivamente para seu empreendimento, baseados nas normas técnicas vigentes e padrões municipais.

Iluminação Pública

Iluminação pública é o serviço público que tem por objetivo exclusivo prover de claridade os logradouros públicos, de forma periódica, contínua ou eventual ((Redação dada pela Resolução Normativa ANEEL 418, de 23.11.2010).

O conjunto de iluminação pública (IP) é composto basicamente por luminária, lâmpada, reator, relé e condutores de cobre; e instalado no poste da concessionária de energia elétrica por meio de braços metálicos, cujo padrão é pré-estabelecido pela concessionária e/ou poder público local.

Como alternativa às lampadas convencionais (lampadas à vapor de sódio, vapor de mercúrio ou vapor metálico), pode-se utilizar as luminárias com tecnologia LED, eliminando, neste caso, a utilização de lâmpadas e reatores, e consequentemente, reduzindo o consumo de energia do sistema de iluminação.

Este sistema é utilizado em empreendimentos cujas vias (ruas e avenidas) são públicas dotadas de rede elétrica aérea.

Outro ponto interessante sobre este sistema, do ponto de vista econômico, é que o consumo de todo o sistema é de responsabilidade do poder público municipal, ou seja, após a energização do empreendimento, os custos inerentes ao consumo do sistema de iluminação é de responsabilidade da Prefeitura local.

Iluminação Ornamental

Este sistema é utilizado em praças, condomínios e loteamentos fechados, cuja característica principal é a utilização de postes de aço para instalação dos conjuntos de IP (luminária, lâmpada, reator, relé e condutores de cobre).

A definição dos postes (tipo, formato, altura, cor) é definida em conjunto com o empreendedor, respeitando os níveis luminotécnicos exigidos pelas normas vigentes, bem como harmonizando com o projeto paisagístico do empreendimento. Neste sistema, a rede elétrica é subterrânea, proveniente de medidor de energia exclusivo para o circuito de iluminação.

No caso de praças localizadas em loteamentos abertos, o padrão dos postes e luminárias poderá ser definido pela própria prefeitura municipal, por meio de decreto ou lei específica.

Neste sistema de iluminação, a responsabilidade sobre o consumo e manutenção do sistema pode variar de acordo com cada projeto.